...

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Chineses roubaram segredos militares, diz EUA



Ciberataque deve ser discutido em reunião entre o Obama e Xi Jinping, diz porta-voz

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

 

Hackers chineses tiveram acesso a projetos de mais de 20 sistemas bélicos dos EUA, de acordo com o "Washington Post". O jornal teve acesso a um relatório do Departamento de Defesa.
Segundo o documento, os hackers acessaram desenhos do sistema avançado de mísseis de interceptação Patriot, de sistemas de defesa da Marinha, além de aviões e helicópteros militares.
O relatório não especifica, porém, se a invasão atingiu redes de computadores do governo ou de fabricantes privadas de armamentos.
O governo da China não é diretamente implicado na caso. Em um outro relatório deste mês, no entanto, o Pentágono afirma que a China usou a espionagem como expediente para modernizar sua capacidade militar e que as invasões de computadores feitas pelo país são motivos de preocupação.
Questionado ontem sobre a notícia do "Washington Post", o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, se negou a comentar o caso, mas informou que o presidente Barack Obama discutirá a questão da segurança digital com o presidente chinês, Xi Jinping, num encontro entre ambos na semana que vem.
"[Segurança digital] é uma questão que levantamos em todos os níveis em nossas reuniões com o governo chinês. Estou seguro de que este será um tópico de discussão quando o presidente se encontrar com Xi, na Califórnia, em junho", disse Carney.
A China negou as denúncias da reportagem.

AUSTRÁLIA

Anteontem, um canal de TV australiano havia afirmado que a planta do novo edifício do órgão de inteligência do país também teria sido acessada por um ataque de hackers oriundo da China.
Autoridades australianas não negaram nem confirmaram as denúncias.
Segundo a Australian Broadcast Corporation, plantas do prédio, cujo valor estimado é de US$ 608 milhões (R$ 1,2 bilhão), foram roubadas por meio de um ciberataque contra uma das empresas empreiteiras envolvidas na obra.
Os arquivos vasculhados pelos hackers, de acordo com a emissora, contêm detalhes como o projeto da fiação elétrica e de telefone,a localização de servidores e dos sistemas de segurança.
O novo edifício da Australian Security Intelligence Organization ainda está em construção, em Canberra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário