...

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Segurança tanto na terra quanto no céu


Esquema da PM para visita do Papa é um ensaio para outros grandes eventos que a cidade do Rio vai sediar

RIO E BRASÍLIA. Pontaria, faro e tecnologia a serviço do Papa. A 62 dias do início da Jornada Mundial da Juventude, as tropas de elite do Comando de Operações Especiais (COE) da Polícia Militar já estão prontas para garantir a segurança do Pontífice e dos mais de dois milhões de peregrinos que estarão no Rio. Por terra, cães farejadores vão vasculhar todo o caminho a ser percorrido pelo Papa Francisco, em busca de explosivos, armas e drogas. Do alto, snipers (atiradores de elite) estarão vidrados em cada movimento em torno dele, até mesmo durante o sono do religioso. Helicópteros, com uma câmera de última geração, vão transmitir imagens das cerimônias para o Comando Militar do Leste, responsável pela segurança da visita. O equipamento, que será usado pela primeira vez na Jornada, também vai monitorar todos os preparativos dos eventos. A qualquer sinal de problema, os policiais do Batalhão de Choque entram em ação.
Chefe do escritório de coordenação da Jornada Mundial da Juventude, da Copa do Mundo e das Olimpíadas, o tenente-coronel Edson Duarte disse que a corporação se modernizou e se equipou para proporcionar a melhor segurança tanto para o Papa Francisco quanto para os turistas. Somente nos helicópteros e nos equipamentos para captação de imagens foram investidos cerca de R$ 70 milhões com verbas da Secretaria Nacional de Grandes Eventos. A PM estará com praticamente todo o seu efetivo (mais de 45 mil homens, no estado) de prontidão para atuar nas ruas e na segurança do Papa. Esse esquema serve de preparativo para outros grandes eventos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas.
Em Brasília, durante uma audiência pública ontem na Comissão de Segurança da Câmara, o diretor de Radioproteção da Comissão Nacional de Energia Nuclear, Ivan Pedro, anunciou que, durante a Jornada, será usado um equipamento, chamado Prad, do tamanho de um celular, que tem capacidade para detectar qualquer tipo de material radioativo. Na última vez em que foi usado, nos Jogos Pan-Americanos, o Prad detectou até mesmo traços de radiação em pessoas que haviam passado por determinados tipos de exames.
- É um equipamento portátil, de grande sensibilidade - explicou Ivan Pedro.
Ele afirmou também que outros equipamentos modernos serão emprestados pelo Departamento de Energia dos EUA, a partir de uma acordo com a Agência Internacional de Energia Atômica. O procedimento também foi adotado no Pan.
- Esses equipamentos vão ser emprestados até os Jogos Olímpicos e Paralímpicos - disse.
O general José Alberto da Costa Abreu, da Divisão de Exército, que vai chefiar o esquema de segurança do Papa, afirmou que aproximadamente 12 mil militares e policiais participarão do trabalho. Segundo ele, só das Forças Armadas deverão participar com 8,7 mil militares, que ficarão responsáveis pela segurança das áreas de grande concentração de pessoas e também de pontos estratégicos dos sistemas de transporte, abastecimento de água, energia e comunicações. Da Polícia Federal, deverão participar mais de dois mil agentes e delegados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário