...

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Exército divulga balanço parcial da Operação Ágata 7 no Paraná

Balanço foi divulgado pela 15ª Brigada de Infantaria Motorizada.

Centros de comandos estão em Toledo, Palotina, Céu Azul e Foz do Iguaçu.

Do G1 PR, em Foz do Iguaçu

Equipes do Exército, Marinha e Aeronáutica que participam da Operação Ágata 7 tiraram de circulação no Paraná várias caixas de mercadorias e cigarros contrabandeados do Paraguai e prenderam dois suspeitos nas primeiras doze horas de reforço na fiscalização. A operação foi deflagrada às 6h de sábado (18) e conta com cerca de 25 mil oficiais das Forças Armadas espalhados pelos 16,8 mil quilômetros de fronteira seca do país.
No Paraná, aproximadamente três mil soldados se concentram nas regiões de Palotina, Toledo, Céu Azul e Foz do Iguaçu, com barreiras na Ponte Internacional da Amizade e rodovias do oeste. As ações conjuntas com a Receita Federal e as polícias federal, rodoviária, civil e militar visam combater, entre outros, o narcotráfico, o contrabando, o tráfico de armas, os crimes ambientais, os roubos de veículos e a imigração ilegal.
De acordo com o comando no estado, das 6h às 18h foram tirados de circulação durante as abordagens 749 caixas de cigarro, 200 jaquetas, dois veículos, 6.850 relógios de pulso, 11 CDs players, um aparelho de GPS, um receptor de tevê por satélite, além de diversas caixas de bebidas, eletrônicos cosméticos, telefones celulares e itens de informática que entraram no país ilegalmente. Um dos presos foi flagrado transportando mercadorias contrabandeadas, em Toledo, o outro estava com um revólver calibre 32, em Santa Tereza do Oeste.
Em quase dois anos, o Ministério da Defesa, já realizou seis edições da Operação Ágata. No Paraná, a última etapa foi realizada em agosto de 2012. Este ano, o reforço tem é voltado à segurança da Copa das Confederações, que começa em junho. As ações envolvem os onze estados que fazem fronteira com a Guiana Francesa, Guiana, Suriname, Venezuela, Colômbia, Bolívia, Peru, Paraguai, Argentina e Uruguai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário