...

sábado, 4 de maio de 2013

Exército simula ação


LUIZ CALCAGNO
THAÍS PARANHOS

Com blindados, cães, tropa e cavalaria, 260 homens do Exército Brasileiro simularam um confronto entre militares e manifestantes. Voltado para as copas das Confederações e do Mundo, o treinamento ocorreu em uma via pouco movimentada, atrás da Academia do Corpo de Bombeiros, no Setor Policial Sul. Dos participantes, 60 encarnaram o papel de um grupo revolucionário e montaram uma barricada. O Comando Militar do Planalto empregou homens da tropa de choque, armados com escudos e cacetetes, do batalhão de cães e da cavalaria, além de um caminhão com jato d’água, dois veículos blindados conhecidos como Urutus e um trator.
O ensaio no Setor Policial Sul foi o último de um programa de quatro dias. Nesta semana, além do contingente local, o DF recebeu militares do Tocantins, de Goiás e do Triângulo Mineiro. Um total de 3 mil homens do Exército, da Marinha e da Aeronáutica fez exercícios no Guará e no Plano Piloto, em pontos estratégicos como estações da Companhia Energética de Brasília (CEB) e da Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb).
Comandante militar do Planalto, o general do Exército Gerson Menandro disse que os militares retornarão ao DF para novos treinamentos, entre 20 e 27 de maio. “Desenvolvemos cenários em que as Forças Armadas poderão atuar, mas também estudamos situações levantadas na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, das Olimpíadas de Londres, em 2012. A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) também levanta riscos para nos prepararmos”, comentou.
No exercício de ontem, os militares tentaram convencer os falsos manifestantes. Só depois, avançaram com a tropa de choque e a cavalaria. “O emprego de forças é gradativo, para evitar ferimentos graves a civis. Estaremos atentos a vias com grande volume de carros, mas, principalmente, as que dão acesso ao aeroporto”, explicou o coronel Virgínio Augusto Corrieri de Castro, comandante do Batalhão da Guarda Presidencial.

Blitz conjunta
Militares também trabalharam com os órgãos de fiscalização de trânsito. Durante a manhã, cerca de 30 homens fizeram um treinamento na pista atrás do Estádio Nacional de Brasília. Os soldados montaram um ponto de bloqueio e simularam algumas situações como a prisão de uma pessoa por porte ilegal de arma ou de drogas. “É um exercício onde não há contato com a população, é para nós”, explicou o 1º tenente do Exército Joaquim Barbosa do Vale. A operação contou com o apoio de agentes do DER.

Nenhum comentário:

Postar um comentário