...

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Exército e manifestantes entram em confronto em protesto no norte da BA

Grupo saiu às ruas nesta quarta-feira (3) para pedir qualidade no transporte.

Liberação da Ilha do Sol, atualmente área militar, também está na pauta.

Moradores de Juazeiro e de Petrolina participam de protesto (Foto: Imagem/TV Bahia)
Moradores de Juazeiro, na Bahia, e de Petrolina, em Pernambuco, fizeram um protesto nesta quarta-feira (3) que resultou em um confronto com militares do Exército Brasileiro.

A desocupação da Ilha do Sol, que pertence ao estado vizinho, é um dos pontos da pauta do protesto local e a pressão pela liberação do território, que já foi local de lazer da população, gerou o embate.

Desde setembro de 2012, a área é ocupada pelo Exército. Segundo informações do comando local, a ilha foi decretada como área militar e, por isso, Exército faz a guarda local.


Exército lançou bombas de gás para dissipar jovens (Foto: Imagem/TV Bahia)

Um dos acessos até a Ilha é a ponte Presidente Dutra, na BR-407, ligação entre as cidades que foi bloqueada pelo grupo desde as 17h30. Por volta das 20h, a situação permanecia.

O protesto cobra transporte público de qualidade, concessão de meia passagem para as barcas entre Juazeiro e Petrolina, passe livre nos fins de semana e liberação da Ilha do Fogo.O confronto aconteceu na ponte, que passa sobre o Rio São Francisco. Um grupo forçou os portões na tentativa de invadir a ilha e chegou a derrubar um deles. O Exército reagiu lançando bombas de gás lacrimogêneo, enquanto os manifestantes revidavam jogando pedras. Houve tumulto.

No dia 27 de junho, mil pessoas participaram movimento intitulado "O Vale Acordou", uma referência ao Vale do São Francisco, percorrendo Petrolina até Juazeiro.

Manifestação pede melhor transporte público e passe livre no fim de semana (Foto: Imagem/TV Bahia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário