...

terça-feira, 23 de julho de 2013

Apesar do mau tempo, Exército descarta ida do Papa de carro a SP

Pontífice pode ir de helicóptero ou usar avião até São José dos Campos.

Francisco vai a Aparecida na quarta-feira (24) para celebrar missa.

Do G1 RJ
Apesar do mau tempo e da neblina, o Exército descartou, nesta terça-feira (23), o uso de carro pelo Papa Francisco no trajeto entre Rio de Janeiro e Aparecida, no interior de São Paulo, onde o Pontífice vai celebrar uma missa, no Santuário Nacional, na quarta-feira (24).
Na manhã desta terça, integrantes da Força Aérea, oficiais que atuam na coordenação operacional e de transporte do Papa e o general José Alberto da Costa Abreu, coordenador de Defesa de Área do Rio de Janeiro, se reuniram para discutir como seria o trajeto de 260 km, entre o Rio de Janeiro e Aparecida.
No encontro, ficou previsto o deslocamento do Papa de helicóptero. No entanto, existe a possibilidade do itinerário ser feito de avião até São José dos Campos.
Na quarta (24), a agenda do Papa começa com uma visita a Aparecida, no interior de São Paulo. Na cidade, ele celebra uma missa no Santuário Nacional e almoça no Seminário Bom Jesus. São esperados 200 mil fiéis.
Agenda do Papa
Nesta terça-feira (23), Francisco passa o dia descansando, sem compromissos oficiais. No entanto, a expectativa é que o Papa quebre o protocolo e faça uma visita a algum ponto turístico da cidade.
Segurança e protestos
Os protestos realizados desde junho pelo país motivaram ajustes nos planos de segurança para a visita, mas o Vaticano assegurou que não havia motivo para preocupação. Francisco inclusive dispensou uso de papamóvel blindado no Rio de Janeiro.

O Exército informou que estará em todas as áreas da jornada e que pessoas mascaradas ou com os rostos cobertos serão impedidas de entrar na celebração com o Papa no Campo da Fé, em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio.

Durante a passagem de Francisco pelo Rio, a Operação Papa mobilizará cerca de 13,7 mil homens, 10,2 mil das Forças Armadas, 1,3 mil homens da Força Nacional de Segurança, além de agentes e policiais dos Órgãos de Segurança e Ordem Pública. A Polícia Militar do Rio afirma que vai empregar 14 mil homens para fazer o patrulhamento da cidade.
A segurança do Papa na cidade do Rio é de responsabilidade dos órgãos de segurança pública, Polícias Civil e Militar do Rio de Janeiro, e Polícia Federal, encabeçados pela Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, do Ministério da Justiça.
G1/ SoS Família Militar

Nenhum comentário:

Postar um comentário