...

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Hospital Universitário em Porto Velho depende do Exército






Bancada Federal de Rondônia e reitora da Unir reunidas com generais

A necessidade da construção de um Hospital Universitário (HU) em Porto Velho, levou a reitora da Universidade Federal de Rondônia (Unir) Berenice Tourinho ao coordenador da Bancada Federal de Rondônia, o deputado Nilton Capixaba (PTB-RO). Hoje (18) foi solicitada ao Exército Brasileiro a doação de um terreno do 5º BEC em Porto Velho para construir o HU.

A audiência agendada pelo coordenador da bancada Nilton Capixaba, ocorreu com o general Bruno e o chefe do Departamento de Engenharia e Construção do Ministério do Exército general Joaquim Maia Brandão.

Para que a Unir tenha o HU é necessário o terreno ao lado do inacabado Hospital do Câncer(HC), que foi doado para a universidade. O HC será concluído e ficará como um módulo do HU, que deverá ter entre 250 a 350 leitos.

O compromisso de construir o HU foi assumido em recente audiência da Bancada Federal com o ministro da Educação Aloizio Mercadante. Hoje pela manhã a bancada voltou a se reunir com Mercadante, que condicionou a construção do HU, a doação pelo Exército do terreno ao lado do Hospital do Câncer.

“A audiência foi das mais produtivas”, argumentou Capixaba. O Exército deverá dar uma resposta, esperada como positiva, para a doação do terreno, “pois o MEC já garantiu a conclusão do HC, que será um módulo, e a construção do Hospital Universitário, é um sonho que está se tornando realidade”, afirmou o parlamentar.

O HU será fundamental para a melhoria do atendimento público, carente de saúde à população e será referência para os trabalhos de residência médica dos universitários da Unir e das faculdades privadas. Nos próximos dias, “o general Joaquim Maia deverá anunciar a doação do terreno, concretizando uma antiga reivindicação da população. É mais um compromisso cumprido pela nossa bancada”, finalizou Nilton Capixaba.

Além de Capixaba, a reitora Berenice a coordenadora do curso de Medicina Ana Lúcia Escobar, também participou da audiência a deputada Marinha Raupp (PMDB-RO).


Nenhum comentário:

Postar um comentário