...

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Ibama e Exército se unem contra o desmatamento ilegal em Mato Grosso

Mato Grosso que vinha atuando em duas bases, Juína e Sinop, agora receberá mais duas bases de fiscalização com a chegada da Operação Hiléia Pátria.



A operação Onda Verde, deflagrada no mês de fevereiro pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em seis locais estratégicos com riscos de desmatamento ilegal na Amazônia, continua agindo no combate aos criminosos ambientais. Mato Grosso que vinha atuando em duas bases, Juína e Sinop, agora receberá mais duas bases de fiscalização com a chegada da Operação Hiléia Pátria, que trará a participação do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e do Exército Brasileiro por tempo indeterminado.
O decreto nº 7957/2013 instituiu o Gabinete Permanente de Gestão Integrada para Proteção do Meio Ambiente e regulamentou a atuação das Forças Armadas na proteção ambiental. Em Mato Grosso o Exército estará participando por meio do Comando Militar Oeste e serão empregados soldados da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, de Cuiabá, no apoio de inteligência, comunicações, segurança e instrução aos agentes do Ibama. Haverá utilização de veículos, inclusive helicópteros, para transporte de homens e, também, de caminhões para o transporte de bens apreendidos.
No último dia 11 aconteceu uma reunião na Gerência Executiva do Ibama em Sinop, com participação de oficiais do Exército e técnicos do Censipam, para definir a logística de apoio as bases da Operação Hiléia Pátria na região. Estarão sendo montadas, inicialmente, uma base em Marcelândia e outra em Feliz Natal, mas a atuação se estenderá aos municípios circunvizinhos, especialmente aos localizados entre a BR-163 e Parque Indígena do Xingu.
"Com a Operação Hiléia Pátria continuaremos atuando em caráter ostensivo, preventivo e permanente”, afirma o Superintendente do IBAMA no Mato Grosso, Marcus Keynes. “Com o apoio do Exército seguiremos punindo os desmatadores e demais criminosos ambientais com maior efetividade", conclui Keynes. 

EXPRESSO MT/ SoS Família Militar

Nenhum comentário:

Postar um comentário