...

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Área pertencente a Aeronáutica é consumida por fogo em Guajará-Mirim

Ocorrência foi registrada, área incendiada ainda não foi mapeada.

Autor do incêndio foi identificado e preso por crime ambiental. 

Leile RibeiroDo G1 RO
Apenas dois bombeiros atenderam a ocorrência (Foto: Leile Ribeiro)Apenas dois bombeiros atenderam a ocorrência (Foto: Leile Ribeiro)
Nesta quinta-feira (25), uma grande área florestal próxima ao aeroporto do município, pertencente a Aeronáutica, foi tomada pelo fogo. De acordo com os moradores do ramal do Roberto, o incêndio começou por volta das 10h30 e por conta do vento forte as chamas se alastraram rapidamente. Uma equipe, com dois bombeiros chegou ao local por volta de 12h. O autor do incêndio foi identificado e preso Polícia Militar Ambiental e encaminhado para a Policia Federal.
Guajará-Mirim tem cerca de 93% de área de preservação ambiental, mas não tem brigada de combate a incêndios e o efetivo do Corpo de Bombeiros é reduzido. São apenas 23 bombeiros militares para várias áreas de atuação.
Morador tentou apagar fogo com uma mangueira (Foto: Leile Ribeiro)Morador tentou apagar fogo com uma
mangueira (Foto: Leile Ribeiro)
Jerly Mendez, moradora da região há três anos, conta que todos os anos no mesmo período, o fogo devasta tudo, até plantações. “Em 2011 o fogo queimou até a cerca aqui do meu sítio. Todo ano é a mesma coisa, algumas pessoas irresponsáveis tocam fogo em lixo ou em áreas para plantar e o que acontece é isso aí. Nós ligamos várias vezes para o Corpo de Bombeiros, mas quando eles chegaram o fogo já tinha queimado quase tudo”, lamenta. Jerly e o esposo Ovídio Mendez, usaram uma mangueira para tentar apagar o fogo e evitar que as chamas chegassem até a casa onde moram.
Daniel Molina Souto vive no local há seis anos e diz que a cena se repete mais uma vez. “Todo ano é assim. Eu já tinha até alugado o meu pasto, mas agora depois desse incêndio nem sei o que vou fazer”, comenta.
Uma equipe da Polícia Militar Ambiental esteve no local para registrar uma ocorrência e a área incendiada ainda não foi mapeada. De acordo com o comandante do Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Guajará-Mirim, major Nivaldo de Azevedo Ferreira, apenas um caminhão tanque com capacidade para 1.200 litros está funcionando.
“O caminhão tanque que tem capacidade para sete mil litros está em manutenção em Porto Velho, desde segunda-feira (22). Mas no caso de incêndios florestais esses caminhões não são utilizados, pois não tem tração nas quatro rodas. A alternativa é enviar a equipe com abafadores e bombas costais para controlar as chamas e evitar que elas cheguem até as casas das propriedades”, explica.
Vento forte propagou as chamas (Foto: Leile Ribeiro)Vento forte propagou as chamas
(Foto: Leile Ribeiro)
Segundo o comandante, são muitas ocorrências para um pequeno efetivo, tanto na área urbana, como na rural. “O agravante desse ano é que o município não tem mais uma brigada contra incêndio, formada pelo Ibama para este tipo de ocorrência, por isso, tanto os moradores da área urbana quanto da área rural devem evitar tocar fogo neste período para evitar tragédias”, orienta o comandante.
Por volta das 14h30 o autor do incêndio foi identificado e preso por crime ambiental e encaminhado à delegacia da Polícia Federal de Guajará-Mirim já que a área pertence a Aeronáutica, porém não teve sua identidade revelada. De acordo com a polícia, a multa aplicada será de R$ 7 mil.
G1/ SoS Família Militar

Nenhum comentário:

Postar um comentário