...

quarta-feira, 3 de julho de 2013

A SIMULAÇÃO DE COMBATE NO ADESTRAMENTO DO EXÉRCITO BRASILEIRO




Alessandro Fagundes de Souza
Capitão de Cavalaria

Emprego da Simulação no adestramento do EB

Ao longo dos últimos anos, o CIBld vem se consolidando como um centro de excelência no emprego da simulação de combate em atividades de instrução, treinamento e adestramento das tropas blindadas e mecanizadas do Exército Brasileiro.

A qualidade e o desenvolvimento de uma metodologia específica para o emprego dos simuladores em atividade de instrução se deve, não só à ampla gama de equipamentos disponíveis neste Centro, mas sim, e principalmente, pela larga experiência adquirida pelo seu corpo discente e pelo montante de lições aprendidas na prática dos exercícios de simulação.

De uma maneira geral, o emprego dos meios de simulação do CIBld atendem a dois grandes grupos de clientes: o próprio CIBld, no desenvolvimento de suas atividades de ensino; e os demais EE e OM operacionais, por meio da condução de exercícios táticos em ambiente virtual, PCI, entre outras atividades.

a. No âmbito do CIBld as atividades de simulação desenvolvidas são inseridas no contexto didático dos cursos e estágios que são conduzidos por este estabelecimento de ensino. Nos anos de 2012 e 2013 as atividades mais relevantes que contaram com os meios de simulação na atividade de instrução foram:

1) Estágio Tático Sobre Lagarta: voltado para a formação tática dos comandantes de FT SU Bld, Cmt Pel CC e Pel Fuz Bld, desenvolve-se ao longo de 6 (seis) semanas, e utiliza os seguintes meios de simulação em apoio à instrução: Simulador Virtual de Aprendizagem “Steel Beasts”, TSB e DSET.

2) Estágio Tático de Pelotão de Exploradores: voltado para a formação tática dos comandantes de Pel Exp, desenvolve-se ao longo de 3 (três) semanas, com aplicação e execução de planejamentos táticos no Simulador Virtual de Aprendizagem “Steel Beasts”.

3) Estágio Tático de Cavalaria Mecanizada: voltado para a formação tática dos comandantes de Esqd e Pel C Mec, desenvolve-se ao longo de 3 (três) semanas, com larga aplicação e execução de diversos planejamentos táticos no Simulador Virtual de Aprendizagem “Steel Beasts”, incluindo duas inovações, que foi a constituição de uma Força Oponente (FOROP) viva, mobiliada com instrutores deste Centro; e a realização de um Exercício em Ambiente Virtual de Longa Duração, com 48 (quarenta e oito) horas de execução contínua.

4) Curso de Operação da VBC CC Leopard 1A5: voltado para a formação dos operadores da referida Vtr, bem como da sua guarnição, dura 9 (nove) semanas e emprega largamente os Simuladores de Procedimento de Torre e de Motorista, os Treinadores Sintéticos Portátil e de Blindados e os DSET para a consecução dos objetivos didáticos do curso.

5) Curso Avançado de Tiro: voltado para a formação Instrutor Avançado de Tiro, militar especialista no sistema de armas da VBC CC Leopard 1A5, dura 6 (seis) semanas e emprega largamente os diversos simuladores disponíveis no CIBld, em especial os Treinadores Sintéticos de Blindados e os DSET.

6) Curso de manutenção de torre e de chassi da VBC CC Leopard 1A5: voltado para a formação do mecânico de chassi e de torre da VBC CC Leopard 1A5, utiliza o Simulador de Procedimento de Torre – versão de manutenção, na condução das instruções do curso.

b. Para os demais EE e OM operacionais, as atividades de simulação procuram atender diversas demandas por iniciativa dos próprios interessados ou por meio de coordenação dos Comandos Militares de Áreas ou dos Órgãos de Direção Setorial, especialmente o COTer. Nestes casos, são 4 (quatro) as atividades mais relevantes conduzidas com meios de simulação do CIBld:

1) Exercício Tático em Ambiente Virtual – Adestramento das FT SU Bld: conduzido em caráter experimental em 2012, no âmbito da 6ª Bda Inf Bld, e em caráter oficial em 2013, conforme previsto no PIM/COTer do corrente ano, o Exercício Tático em Ambiente Virtual utiliza como base o Simulador Virtual de Aprendizagem “Steel Beasts”, e visa proporcionar às OM Blindadas do Exército Brasileiro, a oportunidade de conduzir o adestramento de uma FT valor SU, composta por Pel CC, Pel Fuz Bld, Pel Eng, OA e Seç Cmdo. Todo o planejamento tático é conduzido pelos militares da própria OM, assim como a avaliação e identificação de oportunidades de melhoria, contando com o apoio da equipe de instrução da Seção de Simulação do CIBld.

2) Certificação dos Pelotões CC: atividade prevista pelo PIM/COTer 2013, foi conduzida no corrente ano em caráter inicial com o 1º e o 4º RCC. Com duração de uma semana para cada Pelotão a ser certificado, os militares integrantes do Pelotão são submetidos à uma série rigorosa de Exercícios Táticos conduzidos nos Treinadores Sintéticos de Blindados e nas próprias VBC, com apoio dos DSET. Com um alto grau de exigência, e conduzido por Instrutores Avançados de Tiro deste Centro, a atividade de Certificação caracteriza o pleno preparo e aptidão daquela fração às mais diversas atividades de emprego operacional, inclusive o combate.

3) PCI com outros Estabelecimentos de Ensino: conduzidos conforme a solicitação de cada EE, normalmente se caracterizam pelo emprego do Simulador Virtual de Aprendizagem “Steel Beasts” com a condução de operações militares em ambiente virtual.

4) PCI com OM operacionais: conduzidos conforme a solicitação de cada OM, normalmente se materializam na utilização do Simulador Virtual de Aprendizagem “Steel Beasts” quando no nível SU, e dos TSP e TSP no nível Pel CC.

Depois de uma análise, ainda que superficial, fica fácil visualizar a importância do emprego dos meios de simulação. O resultado direto da simulação aplicada à instrução é a excelência em formação e especialização de instrutores e monitores dos corpos de tropa, por meio dos cursos e estágios do CIBld, assim como o elevado grau de adestramento alcançado no desenvolvimento de Exercícios Táticos em Ambiente Virtual e nas Certificações dos Pelotões CC. O alto padrão operacional atingido individual ou coletivamente reflete de forma clara essa afirmação.


Conclusão

É notório que o investimento em instrução e treinamento militar baseado em simulação gera resultados efetivos à curto, médio e longo prazo. Um exemplo notório dessa assertiva foi o salto de qualidade na preparação dos recursos humanos da tropa blindada, em especial dos RCC, com o advento do Projeto Leopard, que viabilizou a aquisição de equipamentos de simulação de ponta, colocando o Exército Brasileiro em um grupo muito seleto de nações: as que são capazes de operar e manter um blindado moderno.

Cabe agora prosseguir nesse caminho, difundindo e amplificando o uso de simuladores, adquirindo meios e sistemas de simulação e viabilizando a execução de Exercícios Táticos em ambiente virtual e atividades de Certificação de Pelotões, como já vem sendo feito, entretanto buscando-se uma abrangência cada vez maior, de modo a gerar os necessários efeitos multiplicadores nas unidades operacionais. 


A nota completa você pode ler em:

Defesanet/ SoS Família Militar

Nenhum comentário:

Postar um comentário