...

quarta-feira, 26 de junho de 2013

PM prepara operação de guerra contra atos em Belo Horizonte


Comandante diz que Brasil x Uruguai pode ser afetado; convocações em mais 12 cidades

Ezequiel Fagundes

Belo horizonte e são paulo

 

Um contingente de 7.067 homens da Tropa de Choque da PM, da Força Nacional de Segurança e soldados do Exército foi mobilizado para acompanhar, hoje, a manifestação na capital mineira, sede do jogo entre Brasil e Uruguai pela semifinal da Copa das Confederações. No último sábado, Belo Horizonte assistiu a atos de vandalismo e confronto entre polícia e manifestantes, após um grupo tentar furar o bloqueio nas imediações do Mineirão. Além de Belo Horizonte, há atos agendados em pelo menos outras 12 cidades em protesto contra os gastos com a Copa de 2014 e contra a PEC 37, que inviabilizaria investigações criminais do Ministério Público.
Na capital mineira, o Exército estará com 1.500 soldados distribuídos em cinco locais estratégicos. Ontem, polícia, Ministério Público e representantes dos manifestantes passaram o dia negociando o trajeto da marcha de protesto, que pode superar os 70 mil participantes. Mais uma vez, a polícia avisou que um perímetro de dois quilômetros de segurança do Mineirão terá que ser respeitado. 

Polícias de rio e são paulo em alerta

Até às 20h de ontem, o governador Antonio Anastasia (PSDB) ainda negociava com membros do Comitê Popular dos Atingidos pela Copa (Copac) uma solução para um trajeto com menor possibilidade de enfrentamento. O secretário estadual de Segurança Pública, Rômulo Ferraz, e o comandante geral da PM, coronel Márcio Sant"Ana, pediram novamente para os manifestantes evitarem a passeata em direção ao estádio. De acordo com o coronel, dependendo do tamanho da multidão, o evento pode ser comprometido.
Se houver a ocupação maciça das ruas, isso vai inviabilizar tudo. Essa é uma mobilização sem precedentes. O que nós podemos fazer quanto a isso? A possibilidade de intervenção tem que ser proporcional. Se tiver 20 mil pessoas na via, a PM não vai fazer nenhuma loucura. Apelamos para o bom senso e que haja respeito para aqueles que compraram os ingressos - afirmou Sant"Ana.
Além de Belo Horizonte, gritos contra corrupção e temas relacionados aos direitos civis também deverão fazer parte das reivindicações nas ruas de diferentes cidades e capitais.
Em Brasília, vários movimentos diferentes devem ir às ruas a partir das 11h, contrários à PEC 37 e à corrupção. O Movimento Passe Livre (MPL) também deve participar da manifestação na Esplanada dos Ministérios. A PM vai reforçar o policiamento com quatro mil homens nas ruas. A Esplanada será bloqueada na altura do Plano Piloto até o Palácio do Planalto, e o trânsito será interrompido. Algumas escolas particulares cancelaram as aulas.
Até ontem à noite, não havia registro em redes sociais de convocações em Rio de Janeiro e São Paulo. As polícias nas duas capitais, no entanto, estão em alerta para eventuais confrontos. No Rio, a polícia pôs à disposição caminhões-pipa para afastar possíveis manifestantes em confronto direto com os policiais. Integrantes da Frente de Luta pelo Transporte Público de Recife convocaram uma nova mobilização com concentração na Praça do Derby. Também há protestos marcados em Vitória, Belém, Manaus, Teresina, Maceió, Rio Branco e Cuiabá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário