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terça-feira, 18 de junho de 2013

Embraer lança 2ª geração de jatos comerciais


Na briga com Bombardier, modelos E-Jets podem render pedidos de US$ 18 bilhões

PARIS

 

A Embraer lançou a segunda geração de seus aviões comerciais E-Jets e divulgou encomendas potenciais de 365 jatos estimadas em US$ 18 bilhões, entrando num segmento que a rival canadense Bombardier está apostando com suas aeronaves CSeries. A fabricante brasileira investirá cerca de US$ 1,7 bilhão nos próximos oito anos para atualizar a família de aviões, com tecnologia avançada e motores mais eficientes da Pratt & Whitney. O anúncio foi feito ontem, na abertura da Paris Air Show, maior feira mundial do setor.
- Nossa estratégia é oferecer todas as vantagens de um avião totalmente novo, mas com a confiabilidade de uma plataforma madura - disse o presidente da Embraer Aviação Comercial, Paulo Cesar Silva, destacando ainda a adaptação com a atual geração de E-Jets.
O mercado recebeu bem as novidades: as ações ON (ordinárias, com direito a voto) subiram 6,35%, a R$ 19,94, ontem, na Bolsa de Valores de São Paulo.

SkywEst encomenda 100 aeronaves


A aérea americana SkyWest será a cliente inaugural do E175-E2, com pedido firme por cem aeronaves e direitos de compra por outros cem aviões. Se todas as encomendas forem confirmadas, o valor do negócio será de US$ 9,36 bilhões, a preços de tabela. A SkyWest já tinha acertado a compra de até 200 unidades do atual E-175, em maio.
Ainda na Paris Air Show, a Embraer, presidida por Frederico Fleury Curado, informou que a empresa de leasing ILFC assinou carta de intenções para comprar 25 jatos E-190-E2 e 25 aviões E-195-E2, com opções para mais 50 unidades. Além disso, a fabricante revelou acordos preliminares envolvendo 65 aeronaves da segunda geração de E-Jets com cinco companhias aéreas (não divulgadas) da África, Ásia, Europa e América Latina. Segundo o presidente da Embraer Aviação Comercial, os contratos serão finalizados nos próximos meses.
A Embraer planeja acrescentar três fileiras de assentos ao seu maior jato, o E-195, e uma fileira ao modelo E-175. A nova geração dos E-Jets não incluirá o menor avião da família atual, o E-170. O campeão de vendas E-190 será o primeiro a ser atualizado. Ele terá o mesmo tamanho da versão disponível hoje, com capacidade para até 106 passageiros. Pelo cronograma da Embraer, o E190-E2 entrará em serviço no primeiro semestre de 2018, com o E-195-E2 iniciando voos comerciais em 2019, e o E-175-E2, em 2020. A economia de combustível com os novos jatos será de 16% a 23%.

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