...

sábado, 29 de junho de 2013

General dos EUA é investigado por vazamento


James Cartwright, hoje na reserva, teria divulgado detalhes de ciberataque ao Irã em 2010

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS


Um general americano atualmente na reserva, James Cartwright, está sendo investigado pelo governo dos EUA por supostamente ter vazado informações sobre um ciberataque às instalações nucleares iranianas, informaram a rede de TV NBC e o jornal "The Washington Post".
Cartwright, general de quatro estrelas, foi vice-chefe do Estado-Maior das Forças Armadas dos EUA de 2007 a 2011 e, após deixar o cargo, passou a atuar como especialista em política de defesa.
Em junho de 2012, reportagem do "New York Times" apontou o general como um dos participantes da operação dos EUA que em 2010, usando um vírus de computador chamado Stuxnet, desabilitou temporariamente mil centrífugas usadas pelo Irã para enriquecer urânio.
A ação acabou se tornando pública ainda em 2010 devido a um erro de programação, que fez com que o vírus escapasse da central atômica iraniana de Natanz e atingisse outros alvos na internet.
No ano passado, congressistas pediram investigação criminal sobre quem havia vazado para o "New York Times" as informações sobre o ciberataque com o Stuxnet.
Na época, republicanos afirmaram que o vazamento vinha de altos funcionários do governo, para ajudar o democrata Barack Obama na sua campanha à reeleição.

SEGURANÇA NACIONAL

A investigação do vazamento do ciberataque ao Irã faz parte de uma série de medidas relativas à segurança nacional adotadas na administração Obama, que incluíram a polêmica quebra do sigilo telefônico de jornalistas da agência Associated Press.
Cartwright e seu advogado não quiseram falar à imprensa. Em 2011, o general chegou a ser investigado por "má conduta" envolvendo uma jovem assessora durante viagem à ex-república soviética da Geórgia, mas foi inocentado de todas as acusações.
O Departamento de Justiça norte-americano também não quis se pronunciar sobre a investigação do vazamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário