...

segunda-feira, 17 de junho de 2013

FAB divulga que interceptou aeronave



Entorno do estádio de Brasília também foi monitorado, incluindo os manifestantes
BRASÍLIA

A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou, no sábado, uma aeronave durante o jogo de abertura da Copa das Confederações. Por volta das 16h30m, a 90 quilômetros de Brasília, um piloto furou o limite da área de exclusão aérea e teve a rota desviada, acompanhado por um avião Super Tucano da Aeronáutica. A FAB não controlou apenas o espaço aéreo, mas também a região do Estádio Nacional Mané Garrincha. Com aeronaves e veículos não tripulados (Vants), até os manifestantes foram monitorados.
As imagens do protesto foram repassadas, ao vivo, para as autoridades. A Presidência da República acompanhou de perto toda a ação. Quatro servidores do governo, segundo o ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria Geral da Presidência, monitoraram os protestos. Ele mesmo se encontrou com os manifestantes, enquanto a presidente Dilma Rousseff era informada sobre o que ocorria fora do estádio.
- A presidenta não mandou baixar o porrete. Ela acompanhou o tempo todo, de perto, pediu que houvesse diálogo - disse Carvalho a manifestantes.
O Batalhão de Choque fez uso da violência para dispersar os 800 ativistas: disparou bombas de gás lacrimogêneo, balas de borracha e spray de pimenta para afastar o protesto. A repressão da polícia deixou 39 pessoas feridas por balas de borracha ou com reação alérgica ao gás. Os 29 ativistas presos - 19 adultos e dez adolescentes - já foram soltos. Carvalho manteve contato telefônico direto com o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, para "evitar a violência".
Todo esse processo foi monitorado pelos Vants e pelos demais aviões da FAB. De acordo com a Força Aérea, o destino final da aeronave que invadiu o espaço aéreo foi modificado. Em vez de Formosa (GO), o avião pousou na cidade de Oriçanga de Abreu, perto da divisa com a Bahia. O piloto interceptado pode sofrer medidas administrativas.
Em dias de jogos da Copa das Confederações, são ativadas três áreas de segurança em torno dos estádios: uma branca, uma amarela e uma vermelha. O espaço aéreo é fechado entre uma hora antes e quatro horas após o início dos jogos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário