...

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Marinha fiscaliza embarcações no Rio Parnaíba na cidade de Floriano


Militares apreenderam embarcação e notificaram outras por irregularidades.
Capitania dos Portos ministra curso para tripulações e embarcações.
A Capitania dos Portos realizou uma vistoria nas embarcações que fazem a travessia de pessoas pelo Rio Parnaíba, entre as cidades de Floriano, no Piauí, e Barão de Grajaú, no estado do Maranhão. De acordo com a fiscalização, uma embarcação foi apreendida e outras foram notificadas por apresentarem irregularidades.

A Universidade Federal do Piauí adquiriu há dois meses uma lança que servirá para os projetos de pesquisa e extensão do campus de Floriano. “Antes de colocar a embarcação em prática, nós convidamos a marinha para qualificar os servidores e ter autorização para navegação”, disse o diretor do campus, Mauro Lima.

Participaram do curso a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros da cidade. O objetivo da qualificação ministrada pela Marinha do Brasil, através da Companhia dos Portos do Piauí, foi dar treinamento para tripulações e embarcações. “O treinamento é obrigatório para os órgãos público que desejam ter embarcações maiores de oito metros, mas deve ser solicitado por estes órgãos”, afirmou o sargento da Marinha, Carlos Henrique Rodrigues.

Durante a realização do curso, os militares da Marinha realizaram a fiscalização nas embarcações que fazem a travessia de pessoas no Rio Parnaíba, em Floriano. Na operação é verificada se os condutores tem habilitação específica para o transporte, bem como os itens. de segurança e condições de navegabilidade das embarcações. Em caso de irregularidades a multa, aplicada pela Capitania dos Portos, pode ser entre R$ 40 a R$ 3.200, ou retenção da embarcação.

“Tenho que comprar sinaleira, bandeira, boia, extintor, reformar o fundo da barca e acredito que só vou voltar a funcionar a barca daqui a um mês”, ressaltou o proprietário de embarcação, Damião Messias, após a fiscalização.

Segundo o sargento da Marinha, Carlos Henrique Rodrigues, uma embarcação foi apreendida e outras notificadas. “Identificamos algumas irregularidades, mas algumas já foram sanadas. É importante que a população denuncia os casos de embarcações irregularidades, basta identificar o número da embarcação ou identificar alguma característica, como cor, desenho, e ligar para o número 0800 095 2844, que iremos fiscalizar a denúncia”, disse o militar. G1/ SoS Família Militar

Nenhum comentário:

Postar um comentário