...

sábado, 15 de junho de 2013

Avião não tripulado da FAB monitora entorno do Mané Garrincha


Modelo pode voar 16 horas seguidas a uma altura de 5,5 km.
Voo acontece entre o meio-dia e 21h; espaço aéreo terá restrições.

A Força Aérea Brasileira vai monitorar o acesso de torcedores e toda a movimentação no entorno do Estádio Nacional Mané Garrincha neste sábado (15) na abertura da Copa das Confederações com um veículo aéreo não tripulado (Vant). De acordo com a FAB, o veículo pode chegar a uma altura de 5,5 km e voar por 16 horas seguidas.
Veículo aéreo não tripulado da FAB que será usado em Brasília neste sábado, na abertura da Copa das Confederações (Foto: Sargento Batista/FAB/Divulgação)

O aparelho vai sobrevoar a região do estádio entre meio-dia e 21h. Cerca de 70 mil torcedores devem acompanhar a estreia do Brasil e Japão na Copa das Confederações.

“Com o Vant aumentaremos a segurança de toda a movimentação antes e depois da partida”, disse ao portal da FAB o tenente-coronel Donald Gramkow, comandante do Esquadrão Hórus, que opera o veículo.

Segundo ele, o modelo é equipado com câmeras que registram toda a movimentação. “Por isso, é possível fornecer imagens em tempo real ao centro de controle que vai decidir sobre as ações a serem adotadas em solo", disse.

Além dos veículos não tripulados, a FAB vai ter de prontidão aviões supersônicos (F-5EM e F-2000 Mirage), helicópteros (Sabre e Black Hawk), modelos A-29 Super Tucano e aviões radar E-99. Também haverá equipamentos de artilharia antiaérea e aviões de transporte preparados para emergências.

A FAB informou ainda que haverá restrições ao espaço aéreo nos dias de jogos nas cidades-sede da Copa das Confederações uma hora antes dos jogos a até quatro horas depois. As restrições não afetam os voos comerciais regulares.

De acordo com a FAB, haverá três áreas de segurança em torno nas arenas, identificadas por cores. Na área de segurança branca, estão vetados voos de treinamento, instrução, manutenção, acrobáticos, de reboque de faixas e pulverização de lavouras, além de ultraleves, parapentes, balões e asas-deltas.

A área amarela permite voos autorizados e de aeronaves ligadas aos eventos e usadas no transporte de chefes de Estado, delegações e personalidades. Na vermelha, apenas as aeronaves dos serviços de segurança, militares e de resgate são autorizadas a voar.
Lancha do Bope durante simulação de operação de segurança no Lago Paranoá no último dia 7 (Foto: Káthia Mello/G1 DF)

Segurança
A segurança da Copa das Confederações será feita por cerca de 10 mil homens das Forças Armadas, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros e Polícia Federal.

A maior parte da segurança do DF será feita Polícia Militar – 3,1 mil homens. Dos policiais militares, 500 ficarão na área interna do estádio e outros 1,2 mil nos arredores da arena e em áreas estratégicas, como o aeroporto e o Setor Hoteleiro. Outros 1,4 mil estarão na festa da Esplanada dos Ministérios.

Outros 3,7 mil homens das Forças Armadas atuarão na abertura do evento e 600 da Polícia Federal, além de agentes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) também fazem parte do esquema de proteção.

G1/ SoS Família Militar

Nenhum comentário:

Postar um comentário