...

domingo, 30 de junho de 2013

COMBATE! Mais um livro lançado por João Barone


Direto da Fonte

Sonia Racy

João Barone

Músico e escritor


O baterista dos Paralamas do Sucesso acaba de lançar novo livro -1942: 0 Brasil e Sua Guerra Quase Desconhecida - sobre a aventura da FEB na Itália. Fanático pelo tema (é dele o documentário Um Brasileiro no Dia D, de 2004), o músico, também autor de Minha Segunda Guerra, conversou com a coluna.
Seu pai era pracinha. Vem daí o interesse pelo assunto?
Ah, com certeza. Ele era soldado raso do Regimento Sampaio, da FEB. Mas nunca "glamorizou". Teve de largar o emprego nos Correios para ir lutar. E o fato de não falar muito me instigou ainda mais.
•O que te inspirou a escrever este segundo livro?
Laurentino Gomes e Eduardo Bueno (risos). Resolvi fazer um livro de jornalismo histórico, contextualizar o Brasil no episódio. Até para entender por que participamos do conflito.
•O que mais vem por aí?
Há outros projetos em andamento. Um deles é 0 Caminho dos Heróis, documentário sobre como os pracinhas ainda são lembrados, com carinho, na Itália. Será exibido na TV paga em breve. Outro projeto é uma minissérie focando um pelotão brasileiro - mais dramaturgia, filme de ação, mesmo. Chama-se Terra de Ninguém. Deve ficar pronto em 2015.
•Teve algum apoio financeiro?
Por enquanto, eu e meu irmão (que tem uma produtora) fizemos no peito e na raça. Mas Terra de Ninguém está inscrito na Lei Rouanet. Até agora é 100% quixotesco. /Daniel Japiassu

Nenhum comentário:

Postar um comentário