...

domingo, 4 de agosto de 2013

Fuzileiro é punido pela Marinha por invasão ao Itamaraty durante protesto

Imagem mostra rapaz entrando no prédio e se identificando aos PMs.

Marinha não informou qual penalidade será aplicada ao militar.

Do G1 DF

Um fuzileiro naval foi punido pela Marinha por ter participado da manifestação na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, no último dia 20 de junho, que terminou com a invasão ao Palácio do Itamaraty.

Na ocasião, um grupo chegou a invadir prédio, quebrou vidros, esquadrias, um abajur e o tampo de uma mesa foram danificados e pichou vidros e a porta de uma garagem do palácio.

O vídeo mostra o fuzileiro entrando no palácio e se identificando. Ele deita no chão cercado por policiais militares. Em seguida, o militar se levanta, apresenta documentos aos PMs e é conduzido para fora do prédio.
Por nota, a Marinha informou que o fuzileiro cometeu uma contravenção disciplinar, pois o o estatuto dos militares não permite a participação de integrantes das Forças Armadas, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros em “manifestações coletivas de caráter reivindicatório ou político”.

Brasília - Polícia tenta afastar os manifestantes que tentam invadir o prédio do Itamaraty (Foto: André Dusek/Estadão Conteúdo)A Marinha não informou qual a penalidade aplicada ao fuzileiro. Casos de contravenção disciplinar podem ser punidas com repreensão, advertência ou prisão administrativa, sem efeito criminal.

Novos indiciados
Nesta sexta-feira (2), a Polícia Federal confirmou que foram indiciados duas pessoas por dano contra o patrimônio público, pelos atos de vandalismo contra o Itamaraty, durante as manifestações ocorridas em junho. Caso sejam condenados, eles podem pegar pena de três anos de prisão e multa.

Outras duas pessoas foram ouvidas pela corporação sobre o mesmo caso, mas não há provas de participação deles na depredação do palácio. A PF afirmou que deve ouvir outros três envolvidos no ato de vandalismo e que aguarda relatório da Polícia Civil para a próxima semana.
Eles ocuparam as rampas do Itamaraty, lançaram objetos contra a fachada de vidro do palácio, fizeram fogueiras e pressionaram para entrar. Policiais que estavam no interior do prédio saíram pelas duas rampas usando extintores de incêndio e spray de pimenta para obrigar o grupo a recuar.
Vandalismo
Parte dos integrantes da manifestação que, segundo a Polícia Militar, reuniu entre 35 mil e 40 mil pessoas no dia 20 de junho em frente ao Congresso Nacional se dirigiu ao Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores, e tentou invadir o prédio.
Alguns manifestantes chegaram a invadir o palácio, mas foram repelidos. Outros entraram no espelho d'água e subiram na escultura "Meteoro", que fica em frente ao Itamaraty, na Esplanada dos Ministérios. Alguns usaram a escultura como "trampolim" para se atirar no espelho d'água.

(Colaborou Vianey Bentes, da TV Globo) 
G1/ SoS Família Militar

Nenhum comentário:

Postar um comentário