...

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Robô antibomba e imageador térmico reforçam segurança da Copa no RS


Maioria dos equipamentos previstos para 2014 já foram entregues.

Saiba qual será a atuação no evento de algumas forças do estado.





Imageador térmico segurança Copa 2014 (Foto: Pedro Revillion/Palácio Piratini)












































Helicóptero da Brigada Militar já foi equipado com imageador aéreo (Foto: Pedro Revillion/Palácio Piratini)


A um ano do início da Copa do Mundo no Brasil, o Rio Grande do Sul já recebeu grande parte dos equipamentos que serão usados pelas forças de segurança durante o evento da Fifa em Porto Alegre. O aparato para garantir a realização do evento sem surpresas inclui câmera térmica aérea de ultima geração, robôs antibombas, aviões não tripulados e até tanques de guerra. Desta segunda-feira (10) até sexta (14), o G1 faz um raio X da preparação da capital gaúcha para o Mundial.
O material foi entregue a forças nas três esferas do governo, municipal, estadual e federal. Alguns deles, como as aeronaves e blindados das Forças Armadas, podem nem ser usados na capital gaúcha, a sede dos jogos no estado. Mas todos fazem parte de um complexo planejamento de segurança, defesa e inteligência desenvolvido ao longo dos últimos anos.
De acordo com o secretário de Segurança Pública do RS, Airton Michels, o orçamento de 2013 prevê R$ 190 milhões para investimentos na área, que serão somados a outros R$ 79 milhões disponibilizados pelo Ministério da Justiça. Ele destaca o legado que as ações deixarão depois dos jogos.
“É um montante significativo, que vai ajudar a reaparelhar a segurança pública não só de Porto Alegre, mas de todo o estado. Mas o maior legado que a Copa nos deixará será a qualificação técnica e funcional das forças e a integração entre todas elas, que será obrigatória na Copa”, afirma o secretário ao G1.
Os equipamentos que ainda não chegaram devem ser entregues até setembro, conforme o cronograma apresentado em Porto Alegre na última quinta-feira (6) pela Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge). O órgão vinculado ao Ministério da Justiça coordenará as estratégias de segurança pública durante a Copa e também depois dela, nos grandes eventos que o país receberá até 2016.
Ainda neste mês, o estado deve receber máscaras contra gases. Depois, em agosto, virão o Centro de Comando Móvel e as plataformas móveis de observação. O Centro de Comando Integrado e Controle (CCIC), que está sendo montado no prédio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), deve ficar pronto para operar em janeiro de 2014, prevê Michels.
Conheça abaixo alguns dos principais equipamentos que serão utilizados pelas forças de segurança do estado durante a Copa do Mundo e a Copa das Confederações. Saiba também como estão se preparando e que funções terão algumas unidades das polícias militar e federal e das Forças Armadas sediadas no estado durante esses eventos. G1/ SoS Família Militar

Nenhum comentário:

Postar um comentário