...

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Esquema de segurança para visita do Papa a Aparecida (SP) é definido

Reunião foi realizada na manhã deste último sábado (8) no Santuário Nacional.
Detalhes do trajeto do pontífice serão divulgados na segunda-feira (10).

Do G1 Vale do Paraíba e Região

Encontro definiu o esquema de segurança que será adotado durante a visita do Papa Francisco a Aparecida no mês de julho. (Foto: Flávia Gabriela/Santuário Nacional)Encontro definiu o esquema de segurança que será adotado durante a visita do Papa Francisco a Aparecida no mês de julho. (Foto: Flávia Gabriela/Santuário Nacional)
Os detalhes da passagem do Papa Francisco por Aparecida (SP) durante a Jornada Mundial no mês de julho foram definidos em uma última reunião na manhã deste sábado (8) no convento do Santuário Nacional. O último dos três encontros realizados nesta semana teve a participação de representantes das polícias Militar, Federal, Rodoviária Federal, integrantes do Exército, um inspetor da polícia do Vaticano, além de representantes do governo municipal.
A reunião a portas fechadas teve início às 10h e foi presidida pelo arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Raymundo Damasceno, e tratou do tema segurança. As decisões tomadas nos encontros devem ser divulgadas durante uma entrevista coletiva na segunda-feira (10).
A liturgia são os ritos que acontecem durante a missa, como por exemplo a homilia, a comunhão e a procissão das ofertas. Uma das definições mais aguardadas pelos católicos, se a missa do pontífice será campal ou reservada no altar central da basílica, não deve acontecer neste encontro.Antes do encontro, o arcebispo adiantou alguns temas que seriam tratados. "Vamos definir algumas questões relativamente à segurança, portanto, necessidade ou não de credenciamento, um pouco também tratar do percurso do Santo Padre aqui em Aparecida, por onde ele vai passar", disse dom Raymundo.

A visita do Papa Francisco será no dia 24 de julho e faz parte da programação da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro. A previsão é que ele chegue à cidade às 9h e celebre uma missa no Santuário Nacional. Os detalhes da celebração também já foram definidos em uma reunião com a Comissão de Liturgia do Vaticano na última quinta-feira (6). Aparecida espera a visita de até 400 mil fiéis no dia 24 de julho.

"Que aqueles que aqui vierem se sintam bem, se sintam seguros, se sintam em paz, se sintam num ambiente de oração, de acolhida ao Papa e que o Papa possa sair daqui muito feliz e muito alegre pela acolhida que ele vai receber aqui em Aparecida, que eu sei que será muito calorosa, muito fraterna, muito cordial", reiterou o cardeal brasileiro.
A missa será em português e de acordo com a sugestão enviada pelo reitor do Santuário Nacional à Comissão do Vaticano, em maio, terá cerca de 1h30 de duração. A homilia sugerida tem como tema central os jovens. A previsão é que a celebração comece entre 10h e 10h30. Dom Raymundo Damasceno embarca para Roma no próximo dia 22 de junho para fazer a definição completa da celebração. G1 / SoS Família Militar

Nenhum comentário:

Postar um comentário